03 danos a saúde que as dietas sem carboidratos podem causar

Você sabia que Dietas extremamente restritivas podem comprometer a segurança alimentar e nutricional, podendo trazer danos à saúde?

Desse modo, uma das principais dietas restritas, e que muitas pessoas acreditam não fazer mal algum, é a dieta sem carboidrato.

Ou seja, é uma dieta onde o consumo do carboidrato é algo totalmente ou parcialmente limitado na sua refeição.

Até porque, dietas que cortam o carboidrato da alimentação restringem o acesso a componentes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Logo, isso pode ser prejudicial, pois pode causar a deficiência de coisas essenciais para o organismo, como vitaminas, minerais e aminoácidos.

Mas, acabam sendo usadas uma vez que prometem uma perda de peso rápida, trazendo todo aquele entusiasmo do usuário.

Portanto, para que você possa entender melhor, citaremos tudo sobre como a dieta sem carboidrato pode causar danos à saúde.

Perigos das dietas da moda

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) repudia práticas relacionadas ao emagrecimento rápido, que prometem resultados muitos rápidos e com pouco trabalho.

Então, acredite, as famosas dietas na moda, que prometem a “limpeza do corpo”, muitas das vezes prometem os benefícios baseados no senso comum.

Ou seja, os seus resultados não possuem nenhuma comprovação científica, apenas considerando aquilo que foi divulgado por terceiros.

No entanto, é justamente devido a esse modismo e padrões alimentares, que podem causar danos a saúde, e comprometer sua segurança alimentar.

Um grande exemplo, é justamente a dieta sem carboidratos, que muitos promete resultados rápidos e fáceis.

Mas, quando usada a longo prazo, pode acabar trazendo diversos danos ao corpo que podem ser leves, ou até muito severos.

Até porque, está sendo retirado um nutriente do corpo, e que seguido a médio ou longo prazo, o corpo vai necessitar dele.

Para você entender melhor, confira alguns dos principais danos que uma dieta muito restrita, pode gerar:

Falta de energia e redução do rendimento físico

Acredite, aquele carboidrato encontrado em maior quantidade nos pães, cereais e massas, auxilia na recuperação muscular.

Nesse sentido, a presença de carboidratos na alimentação, nas quantidades corretas, não aumenta a gordura do corpo, e auxilia na recuperação muscular.

Saiba que o carboidrato, é hoje a principal fonte de energia do organismo, o que uma dieta sem ele, principalmente a longo prazo, pode trazer um impacto negativo.

Além disso, sem contar que sem energia, o seu rendimento físico vai cair muito, onde dificilmente você terá disposição para praticar uma atividade física, por exemplo.

Problemas no organismo

Na maioria das vezes, uma dieta com restrição de carboidrato, compensa essa restrição no consumo de proteínas.

No entanto, essa ingestão de proteínas, pode provocar sobrecarga renal e a desregulação do organismo, além de efeitos desagradáveis como desidratação e desmaios.

Sem contar os sintomas comuns que você pode ter em uma alimentação muito restrita assim, como vômitos, tonturas e outros.

Ganho de peso

Você sabia que algumas dietas restritas sem carboidrato, podem favorecer a um possível ganho de peso?

Uma pesquisa foi feita com pessoas que usam a dieta Dunkan, que envolve o baixo consumo de carboidratos, mostraram que 75% das pessoas voltaram ao peso anterior.

Ou seja, você pode perder peso no início, porém, facilmente ele poderá retornar novamente.

Portanto, desvalorizando todo o tempo e esforço que você gastou para essa dieta.

Dieta de foram certa

Se você deseja realmente emagrecer, uma das primeiras coisas a serem feitas, é o uso de uma dieta saudável e adequada.

Além disso, você precisa saber que para bons resultados, a prática de uma boa atividade física deve estar em conjunto.

Lembre-se que apenas a alimentação, às vezes não serão suficientes para resultados precisos.

Então o ideal, é procurar um profissional, e realizar em conjunto um planejamento alimentar, principalmente porque cada pessoa tem a sua necessidade nutricional e calórica diferente.

Portanto, não se arrisque a entrar em uma dieta muito restrita, uma vez que quando planejado, os resultados poderão ser bem maiores.

Evitando assim, grande parte dos problemas citados, favorecendo a sua saúde.

Considerações finais

Se você estava pensando em aderir a uma dieta sem carboidrato, ou qualquer outra alimentação restrita, reveja os seus conceitos. Em caso de dúvidas, procure por profissionais de saúde para desmistificar dúvidas sobre uma alimentação e nutrição.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *