Em qualquer estágio da feminilidade, é possível experimentar algum grau de baixa energia, mudanças de humor, depressão, problemas hormonais e outras baixas na saúde. A boa notícia é que existe um superalimento natural capaz de aumentar os níveis de energia, melhorar o humor e a libido, aliviar o estresse e até os incômodos causados pela menopausa – a maca peruana. O consumo regular de maca peruana em cápsulas ou pó de maca pode ajudar as mulheres a reequilibrar sua saúde e melhorar o bem-estar.
Maca peruana é um dos principais superalimentos repletos de proteínas, fibras, aminoácidos essenciais, vitaminas A, B1, B2, B3, C e D, cálcio e muito mais. Conhecida como um adaptógeno, o tubérculo ajuda o corpo a responder e se adaptar ao estresse, fornece resiliência ao sistema nervoso e apoia as glândulas mestras (hipotálamo e pituitária) que determinam todas as respostas hormonais.
Originária dos Andes Peruanos e já usada pelos povos nativos há séculos, a raiz de maca ajuda a promover a saúde e equilibrar os níveis hormonais, ajudando mulheres com condições como síndrome da tensão pré-menstrual (TPM), síndrome dos ovários policísticos (SOP) e dominância de estrogênio, além de melhorar a fertilidade, a libido e o controle do estresse.
O superalimento natural também tem sido um ótimo aliado durante a menopausa, para reduzir os sintomas de transições hormonais, como ondas de calor, flutuações de humor, ansiedade e para devolver a harmonia e o equilíbrio interior ao corpo.
A maca peruana na saúde das mulheres:
Ajuda a equilibrar hormônios e níveis de estresse.
Maca peruana é um regulador metabólico natural que ajuda a equilibrar a homeostase do corpo, especialmente durante situações estressantes. É repleta de vários nutrientes, minerais, enzimas e aminoácidos que o corpo precisa durante momentos intensos. A maca também é útil para aliviar os efeitos colaterais menstruais, regulando o ciclo em termos de número de dias, quantidade de fluxo sanguíneo e redução de cólicas e desconforto.
Este superalimento fantástico demostrou ajudar com os transtornos de humor, aliviando os sintomas de ansiedade e depressão e desequilíbrios hormonais que podem diminuir drasticamente a qualidade de vida das mulheres. A maca também ajuda a aumentar os níveis de energia, apoia a função cerebral a partir de sua composição de ácidos graxos e fornece vitaminas e minerais essenciais.
O que a maca peruana faz pela fertilidade?
A disfunção sexual feminina pode ser melhorada usando a maca peruana, pois seus componentes afrodisíacos podem aumentar a libido. Seus nutrientes ajudam a equilibrar os hormônios e tornam o tempo de ovulação mais previsível. Também alivia os sintomas de depressão e aumenta os níveis de energia, o que pode melhorar a fertilidade feminina.
Amém disso, a maca peruana é muito favorável na regulação dos ciclos menstruais e seus sintomas. O suplemento de maca melhora as chances de fertilidade para ambos os parceiros, aumentando, inclusive, a qualidade e a contagem do esperma para os homens.
Maca ajuda a aliviar sintomas da menopausa.
A maca peruana ajudar a aliviar sintomas da menopausa como ondas de calor, suor noturno, secura vaginal, mudanças de humor e problemas para dormir. Componentes encontrados nesta potente raiz, como minerais, ácidos graxos essenciais e quase todos os aminoácidos, juntamente com nutrientes chamados glucosinolatos que estimulam o corpo a produzir hormônios (estrogênio), podem equilibrar os níveis e funções hormonais.
Como um adaptógeno, a maca peruana também contém nutrientes únicos chamados macaenas e macamidas que ajudam o corpo a produzir níveis hormonais ideais.
Hormônios equilibrados promovem uma produção de óvulos mais saudável e estabelecem um equilíbrio de estrogênio e progesterona – e ter um nível adequado de estrogênio pode aliviar as ondas de calor e a insônia ou as irregularidades do sono.
Maca peruana diminui risco de osteoporose.
A osteoporose é uma condição de saúde em que os ossos enfraquecem e o risco de lesões e fraturas aumenta significativamente. É comumente observada em mulheres idosas ou na pós-menopausa, uma vez que sua principal causa é a queda acentuada nos níveis de estrogênio. O hormônio estrogênio, que protege os ossos, diminui acentuadamente em mulheres na menopausa. A maca mostrou ter componentes ativos que apoiam o processo de formação óssea, pois é rica em cálcio, desta forma, fortalece os ossos e diminui a hipótese de osteoporose.
É seguro consumir maca peruana?
A maca peruana tem se mostrado segura para a maioria das pessoas quando tomada na forma de suplemento ou em dosagens recomendadas de pó, que pode ser adicionado a sucos e smoothies. Embora tenha uma infinidade de benefícios no domínio reprodutivo, ainda existem dúvidas sobre a ingestão de maca peruana por mulheres grávidas. Portanto, é preciso consultar o médico antes de introduzi-la na dieta durante a gravidez. Quanto à interação com outros medicamentos, a maca é conhecida por não ter nenhuma contraindicação em relação a isso.