O que é bom para intestino inflamado? Saiba os sintomas e como evitar!

Para quem sofre com problemas gastrointestinais, é normal pesquisar sobre o que é bom para intestino inflamado. Muitas pessoas quando procuram, querem saber sobre produtos naturais.

O ideal mesmo é consultar um profissional, principalmente porque existem mais de um tipo de doença inflamatória intestinal, e cada uma requer um tratamento específico.

No entanto, para aliviar os sintomas, existem alternativas naturais que podem ajudar bastante, em especial alimentos com pouca gordura e de fácil digestão.

Então, se você foi diagnosticado com uma inflamação no intestino, confira aqui dicas não apenas para tratar, mas também evitar intestino inflamado.

Intestino inflamado: quais os sintomas?

Se você está querendo saber o que é bom para intestino inflamado, é necessário passar por uma avaliação médica para diagnosticar a causa.

Entretanto, se você apresentar alguns dos sintomas a seguir, saiba que pode ser sinal de algum problema ou inflamação do intestino:

  • Constipação;
  • Diarreia crônica;
  • Excesso de gases;
  • Estufamento abdominal;
  • Flatulências;
  • Arrotos.

Obviamente que o médico vai receitar medicamentos para tratar intestino inflamado, mas consumir determinados tipos de alimentos pode ajudar bastante.

O que é bom para intestino inflamado: dicas de alimentos

Se foi diagnosticado com inflamação no intestino, é importante saber o que é bom para intestino inflamado e tentar incluir na sua dieta diária.

Alguns desses alimentos são:

Espinheira santa

É uma planta conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas.

Dessa forma, alivia os gases, combate a gastrite, melhora o trânsito intestinal e acelera a cicatrização.

Romã

Um estudo publicado mostrou que a romã contém um composto químico, a urolitina, que ajuda a tratar doenças inflamatórias do intestino, como doença de Chron e colite ulcerativa.

Além de funcionar como um anti-inflamatório e antioxidante, a urolitina reparam a disfunção da barreira intestinal, mantendo sua integridade.

Probióticos

Quando se fala sobre o que é bom para intestino inflamado, os probióticos não podem faltar.

Eles ajudam a restabelecer a flora intestinal, e protegem o intestino contra bactérias e microorganismos prejudiciais à saúde.

Alimentos derivados do coco

Os alimentos derivados do coco são fonte de proteínas, vitaminas e minerais.

Ao entrar em contato com o estômago, eles se transformam em monolaurina, uma substância com propriedades antifúngicas, antibactericidas e antivirais.

O objetivo de todos esses alimentos é fortalecer a imunidade e contribuir para um intestino saudável.

Intestino inflamado: o que evitar?

Agora que você já sabe o que é bom para intestino inflamado, quais os alimentos que deve evitar?

  • Alimentos processados;
  • Laticínios com lactose;
  • Cereais com glúten;
  • Bebidas alcóolicas e refrigerantes;
  • Fast food;
  • Feijão, lentilhas, soja ou ervilhas secas.

O mais importante é manter uma dieta saudável, e preferir vegetais cozidos e sem casca, uma vez que facilitam a digestão.

Mesmo sabendo o que é bom para intestino, o consumo dos alimentos citados não substitui o tratamento médico, pois dependendo do caso, é necessário um tratamento especial.

 

Saiba Mais: Evite a obesidade com 7 preciosas dicas de alimentação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *