Para quem sofre com problemas gastrointestinais, é normal pesquisar sobre o que é bom para intestino inflamado. Muitas pessoas quando procuram, querem saber sobre produtos naturais.
O ideal mesmo é consultar um profissional, principalmente porque existem mais de um tipo de doença inflamatória intestinal, e cada uma requer um tratamento específico.
No entanto, para aliviar os sintomas, existem alternativas naturais que podem ajudar bastante, em especial alimentos com pouca gordura e de fácil digestão.
Então, se você foi diagnosticado com uma inflamação no intestino, confira aqui dicas não apenas para tratar, mas também evitar intestino inflamado.
Intestino inflamado: quais os sintomas?
Se você está querendo saber o que é bom para intestino inflamado, é necessário passar por uma avaliação médica para diagnosticar a causa.
Entretanto, se você apresentar alguns dos sintomas a seguir, saiba que pode ser sinal de algum problema ou inflamação do intestino:
- Constipação;
- Diarreia crônica;
- Excesso de gases;
- Estufamento abdominal;
- Flatulências;
- Arrotos.
Obviamente que o médico vai receitar medicamentos para tratar intestino inflamado, mas consumir determinados tipos de alimentos pode ajudar bastante.
O que é bom para intestino inflamado: dicas de alimentos
Se foi diagnosticado com inflamação no intestino, é importante saber o que é bom para intestino inflamado e tentar incluir na sua dieta diária.
Alguns desses alimentos são:
Espinheira santa
É uma planta conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas.
Dessa forma, alivia os gases, combate a gastrite, melhora o trânsito intestinal e acelera a cicatrização.
Romã
Um estudo publicado mostrou que a romã contém um composto químico, a urolitina, que ajuda a tratar doenças inflamatórias do intestino, como doença de Chron e colite ulcerativa.
Além de funcionar como um anti-inflamatório e antioxidante, a urolitina reparam a disfunção da barreira intestinal, mantendo sua integridade.
Probióticos
Quando se fala sobre o que é bom para intestino inflamado, os probióticos não podem faltar.
Eles ajudam a restabelecer a flora intestinal, e protegem o intestino contra bactérias e microorganismos prejudiciais à saúde.
Alimentos derivados do coco
Os alimentos derivados do coco são fonte de proteínas, vitaminas e minerais.
Ao entrar em contato com o estômago, eles se transformam em monolaurina, uma substância com propriedades antifúngicas, antibactericidas e antivirais.
O objetivo de todos esses alimentos é fortalecer a imunidade e contribuir para um intestino saudável.
Intestino inflamado: o que evitar?
Agora que você já sabe o que é bom para intestino inflamado, quais os alimentos que deve evitar?
- Alimentos processados;
- Laticínios com lactose;
- Cereais com glúten;
- Bebidas alcóolicas e refrigerantes;
- Fast food;
- Feijão, lentilhas, soja ou ervilhas secas.
O mais importante é manter uma dieta saudável, e preferir vegetais cozidos e sem casca, uma vez que facilitam a digestão.
Mesmo sabendo o que é bom para intestino, o consumo dos alimentos citados não substitui o tratamento médico, pois dependendo do caso, é necessário um tratamento especial.
Saiba Mais: Evite a obesidade com 7 preciosas dicas de alimentação