Muitas mães de primeira viagem se perguntam se recém-nascido com nariz entupido é normal, afinal, é tudo muito novo e sempre ficam preocupadas.

Se essa também é a sua preocupação, saiba que é super normal, particularmente nos primeiros meses.

No entanto, esteja atenta e observe se o entupimento do nariz não vem acompanhado de outros sintomas. Pois de repente pode ser um resfriado, por exemplo.

Na maioria das vezes, os pediatras orientam as mães, porém, se você tiver qualquer dúvida em relação ao seu bebê, o melhor é pedir ajuda profissional.

Neste artigo, você vai saber se é normal o recém-nascido ficar com o nariz entupido e o que fazer para deixa-lo mais confortável.

Recém-nascido com nariz entupido é normal?

Recém-nascido com nariz entupido é normal. Pois seu sistema imunológico ainda está se desenvolvendo.

E também lembrando que até os seis meses de idade, os bebês não sabem respirar pela boca, e realmente o nariz entupido gera muito desconforto.

Mesmo não sendo nada grave, vale a pena observar se vem acompanhado de outros sintomas, como tosse, catarro ou febre.

Pode ser um sinal de gripe, um processo alérgico ou mesmo aumento das adenoides. Sendo assim, apenas o pediatra pode diagnosticar e indicar o tratamento.

Recém-nascido com nariz entupido: o que fazer?

Embora seja algo normal, é algo muito incômodo, seja na hora de dormir ou mamar.

Por isso, os pediatras recomendam o uso de soro fisiológico ou soluções nasais específicas para bebês, mas os pais devem consultar o pediatra sobre a quantidade certa.

Então, a lavagem nasal no recém-nascido com nariz entupido é feito com a ajuda de uma seringa, e no caso dos sprays nasais, apenas com soro fisiológico.

Por outro lado, alguns pais optam por usar um inalador, mas não vai adiantar muito. O mais eficaz mesmo é a lavagem nasal.

Outra alternativa é: levante um pouco a cabeceira do berço, assim o bebê ficará com a cabeça um pouco mais levantada.

Basta colocar uma almofada ou travesseiro sob o colchão, e isso ajuda o bebê a dormir melhor.

Conclusão

Mesmo sabendo agora que recém-nascido com nariz entupido é normal, se perceber que seu bebê está com dificuldade para respirar e não se alimentando bem, procure o mais breve possível o pediatra.

Leia também: 7 Coisas interessantes sobre a gravidez

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.