PROPED: a atualização em pediatria significa cuidar do futuro

Não há futuro de qualidade com uma sociedade doente. PROPED pode ser uma resposta positiva para cuidar também das futuras gerações.

Cuidar das crianças e dos adolescentes hoje repercutirá diretamente na qualidade do futuro das novas gerações e sociedade como um todo. Para ter uma perspectiva positiva é preciso investir na saúde e na qualidade dos tratamentos médicos oferecidos desde já. Este é um dos objetivos que integram iniciativas como a do PROPED – Programa de Atualização em Terapêutica Pediátrica.

PROPED: saúde agora para envelhecer bem

A verdade é que a vida de uma pessoa adulta tem uma grande parte de responsabilidade nas ações que foram tomadas ainda na infância. Não apenas questões fisiológicas, mas também psíquicas começam a ser formadas nas idades mais tenras de um indivíduo. Isso significa que os cuidados em saúde precisam ser redobrados nas primeiras etapas da vida. Por isso, os profissionais do ramo devem se manter atualizados por meio de programas como o PROPED.

Diversas pesquisas já apontaram os reflexos da infância na vida madura, principalmente no que tange às questões emocionais. Embora os pediatras sejam vistos apenas como especialistas em situações clínicas físicas, a verdade é que os profissionais desta área trabalham de modo multidisciplinar.

Aliás, a pediatria não se resume à medicina, já que ela pode envolver todos os profissionais da saúde. Desde os primeiros atendimentos dentro de clínicas e hospitais tem que dispor de preparo aprofundado nas questões da infância e da juventude. Esses temas perpassam a faculdade de maneira breve, ou menos aprofundada do que deveria. Daí a importância latente de continuar os estudos mesmo após a graduação. O PROPED tem por finalidade atender a essa demanda de pessoas gabaritadas em lidar com crianças e jovens no Brasil inteiro.

PROPED apresenta abordagem ampla e multidisciplinar

Vale destacar que o programa PROPED tem como uma de suas bases a apresentação de uma abordagem ampla, aprofundada e multidisciplinar. É preciso encarar a pediatria em seus aspectos genéricos para obter um aprofundamento significativo em diferentes áreas.

Algumas das questões e temáticas mais importantes da atualidade são:

– Puberdade precoce;

– Puberdade atrasada;

– Autoimagem e a satisfação corporal;

– Desafios para crianças especiais;

– Problemas do sistema respiratório na infância;

– Patologias;

– Distúrbios psicológicos e fisiológicos; dentre vários outros.

Estas são apenas algumas questões que permanecem presentes no PROPED, mas que precisam de atenção recorrente. As pesquisas e desenvolvimento em cada uma dessas áreas conta com atualizações constantes do conhecimento, as quais os profissionais precisam ter ciência para atuarem de modo responsável e assertivo.

Vale destacar que um dos pontos de maior diferencial está na troca de experiências entre os alunos e os professores. Para ministrar a tutoria dos assuntos relacionados à pediatria, o PROPED conta com inúmeros profissionais bem qualificados e renomados dentro deste nicho da Saúde.

A vasta experiência dos professores e da própria turma contribui para manter a atuação prática, fora dos livros, eficiente. Ou seja, o contato com o conhecimento se dá na teoria e também na prática.

Você pode gostar