Provão de Medicina: os melhores cursos online para área da saúde

Mesmo com o alto número de cursos superiores oferecidos pelas instituições públicas e privadas no país, os cursos tradicionais ainda seguem na ponta da lista dos mais buscados. 

Os cursos na área da saúde, como o curso de Medicina, por exemplo, são destaque quanto ao número de candidatos por vaga nos vestibulares mais acirrados do país: no ano de 2017, o número de inscritos na Fuvest para o curso de Medicina da USP em Ribeirão Preto foi de 75,58 candidatos por vaga. Nesta batalha, buscar por cursos online com certificado, cursos de capacitação e cursos preparatórios é uma grande estratégia. 

Em uma carreira cuja principal responsabilidade é salvar vidas, torna-se óbvia a necessidade de dedicação e comprometimento. Até porque o processo é longo, não basta cumprir os seis anos de estudo para exercer, de fato, a profissão. 

Além de ‘gabaritar’ áreas como pediatria, medicina legal, psiquiatria, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, o futuro médico precisa ser aprovado em alguns exames, a fim de conquistar o tão sonhado nome no sistema de consulta do CRM (Conselho Regional de Medicina) e, para o estado de São Paulo, também no Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo). 

Prova do Cremesp para atuar dentro do estado de São Paulo 

Apesar de não ser obrigatória para o exercício da profissão, a inscrição no Cremesp já é considerada pré-requisito para acesso aos programas de residência médica da Unicamp, USP de São Paulo e Ribeirão Preto, Santa Casa, Unifesp e Hospital do Servidor Público Estadual, dentre outros. 

Segundo dados divulgados pela própria instituição, em 2016 mais da metade dos recém-formados foram reprovados no provão: dos 2.677 inscritos no processo, 1.511 não obtiveram o rendimento satisfatório para a inscrição no Cremesp. Dentre as áreas da medicina que mais dificultam as aprovações dos recém-formados estão Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Saúde Pública e Pediatria.  

Você sabia? O provão para a aprovação no Conselho Regional de Medicina é formado por 120 questões. 

Tratam-se de questões de múltipla escolha voltadas à assuntos como Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Obstetrícia, Saúde Pública e Epidemiologia, Saúde Mental, Bioética, Ciências Básicas. Pediatria e Ginecologia. Para que o recém-formado conquiste sua aprovação, é preciso acertar ao menos 60% da prova, ou seja, 71 questões. 

Cursos online na área da saúde auxiliam nos provões de Medicina 

Dados como estes atestam que para se tornar um bom médico e exercer sua profissão de forma legal é preciso ir mais além do que as aulas da faculdade. Os recém-formados devem optar por ferramentas que reforcem os conhecimentos adquiridos ao longo da universidade, preparando-se para enfrentar os rigorosos exames. 

Os cursos online na área da saúde são boas opções de estudo, atualização e qualificação nos assuntos mais exigidos nos provões de medicina, bem como em assuntos correlacionados. 

Que tal apostar suas fichas nos cursos EAD na área da saúde, a fim de garantir definitivamente seu nome na consulta do CRM? Listamos para você algumas opções de cursos online na área da saúde para que os recém-formados se capacitem e estejam aptos a exercer a profissão. 

Mas lembre-se: antes de escolher a plataforma EAD, confira se a instituição é confiável e possui as qualidades necessárias para oferecer um bom processo de qualificação, ok? Falamos mais sobre esse assunto neste artigo aqui. Boa leitura! 

1. Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) 

Dominar todos os conceitos e principais informações relacionadas aos transtornos de interação social, principalmente no início da vida, faz-se necessário em qualquer vertente da medicina, porém, torna-se ainda mais necessário aos futuros pediatras. 

De forma geral, os transtornos globais do desenvolvimento, como o Autismo, se manifestam ainda nos primeiros 5 anos de vida, tendo como principais características os padrões de comunicação estereotipados e com repetição, bem como comprometimento do interesse em atividades rotineiras. 

Cursos online com certificado, como o curso online Transtornos Globais do Desenvolvimento(TGD), capacitam os futuros médicos, demais profissionais e interessados a conhecer os principais tipos de transtorno do desenvolvimento, avaliando-os caso a caso. 

Ao final do curso espera-se que os participantes tenham subsídios suficientes para trabalhar a inclusão dos pacientes com TGD, tanto na área da saúde como na educação. Fazem parte dos cursos online abordagens como: conceitos do TGD, avaliação de uma criança com TGD, sua relação com a educação, a importância da interdisciplinaridade e o efeito dos transtornos psíquicos na infância. 

2. Primeiros Socorros 

Mesmo sendo uma área repleta de especialidades, dizem os mais experientes que um recém-formado pode se considerar preparado para a profissão quando domina os grandes obstáculos propostos pelos plantões de emergência. 

Reunindo os mais variados tipos de atendimento de urgência e emergência, os médicos lidam diariamente com acidentes que exigem noções apuradas em primeiros socorros. 

E são exatamente estas noções e conhecimentos que oferece o curso de primeiros socorros online. O grande intuito dos conteúdos ofertados pelo curso é preparar profissionais da área da saúde e demais interessados para o atendimento imediato após queimaduras, acidentes de trânsito, acidentes domésticos, dentre outros. 

O foco é manter a estabilidade do paciente até o início do tratamento ou procedimento mais adequado para cada caso. 

Dentre as disciplinas listadas no cronograma e que podem auxiliar inclusive os recém-formados durante os exames do Conselho Federal de Medicina estão as técnicas em primeiros socorros, os cuidados com o paciente em estado de AVC (Acidente Vascular Cerebral), choques elétricos e queimaduras. 

Para complementar o aprendizagem, cursos a distância nesta área também trazem o manual de primeiros socorros, o qual sana dúvidas pontuais e de forma clara e direta. 

3. Cuidados Aplicados às Feridas – Noções Gerais 

Complementando o curso online Primeiros Socorros, o curso online Cuidados Aplicados à Feridas – Noções Gerais é igualmente importante para aqueles que desejam reforçar os conhecimentos já adquiridos no assunto. 

Cursos online relacionados à este assunto trazem questionamentos, informações e definições sobre os principais tipos de ferimentos e curativos, bem como os processos de cicatrização, úlceras de pressão e demais procedimentos. 

O conteúdo conta com um manual completo contendo as técnicas utilizadas nos curativos, além das normas e rotinas. 

Nestes cursos online são repassados os principais conceitos básicos de Enfermagem, que são base para muitos dos processos realizados pelas equipes médicas especializadas. 

Sabe-se, inclusive, que um atendimento adequado e prioritário pelas equipes de enfermagem pode salvar vidas e tornar reversíveis quadros que poderiam ser mais complicados, caso não contassem com o atendimento e análise corretos. 

Agora que você já conhece todos os principais cursos para o provão de medicina, não deixe de compartilhar essas informações com seus amigos e familiares. Até a próxima.

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *