O que é Eletroacupuntura?
Assim como a acupuntura tradicional, a eletroacupuntura utiliza agulhas colocadas nos mesmos pontos. Em seguida, um pequeno eletrodo é anexado às agulhas. Uma pequena quantidade de eletricidade passa pelo eletrodo e produz uma leve vibração ou um zumbido suave durante o tratamento.
O eletrodo emite o efeito de seu acupunturista ativando o ponto de acupuntura com as mãos. Isso garante que você obtenha a quantidade certa de estimulação durante todo o tratamento. Os tratamentos também são mais curtos porque os eletrodos podem ativar seus pontos de acupuntura mais rapidamente.
Um benefício do uso da eletroacupuntura é que ela pode cobrir áreas maiores do seu corpo do que como funciona a acupuntura tradicional. Essa capacidade torna esse tipo de acupuntura mais preciso do que outros.
Antecedentes da Acupuntura
Qi (pronuncia-se “chee”) é um conceito fundamental na medicina chinesa. Acredita-se que seja uma forma de energia universal. A crença é que seu qi pode ser qualquer manifestação de energia, e que a acupuntura move e ativa seu qi para ajudar seu corpo a se curar.
A eletroacupuntura destina-se a conectar seu eu físico e espiritual. Existem benefícios potenciais para ambas as partes do seu corpo. Fisicamente, este tratamento é projetado para ajudá-lo a se sentir melhor. Espiritualmente, este tratamento destina-se a ajudá-lo a entender seu qi e a energia que você tem ao seu redor.
Como funciona a Eletroacupuntura?
A eletroacupuntura usa duas agulhas em cada ponto meridiano, ou ponto de acupuntura, e depois se conecta a uma máquina que passa uma pequena corrente elétrica pela agulha.
A eletroacupuntura ajuda a bloquear sua dor ativando substâncias químicas bioativas em seu corpo. Esse processo pode diminuir sua sensibilidade à dor que você está sentindo. Também foi demonstrado que ajuda a reduzir a inflamação em seu corpo.
Quando você recebe eletroacupuntura, ela ativa suas fibras nervosas simpáticas. Ao ativar essas fibras, seu corpo libera opióides endógenos, como endorfinas, que ajudam a reduzir a inflamação. As fibras nervosas ativadas também podem ajudar a reduzir a sensação de dor persistente. Isso o torna um bom tratamento para dores crônicas e estresse.
Estudos também descobriram que a eletroacupuntura pode ajudar seu corpo a liberar células-tronco mesenquimais (MSCs) na corrente sanguínea. MSCs são células-tronco adultas encontradas principalmente na medula óssea. MSCs ajudam seu corpo a criar diferentes tipos de tecidos. Eles também têm propriedades curativas.
Leia também: Ardência no Nariz e Dor de Cabeça: o que pode ser?
Prós da Eletroacupuntura
A eletroacupuntura pode ser usada como parte do seu tratamento de acupuntura. Pode ajudar com condições como:
Acredita-se que a eletroacupuntura ajude a aumentar o fluxo sanguíneo. Isso pode ajudar a aliviar qualquer dor que você esteja sentindo. Além disso, este tipo de acupuntura aquece os músculos. Pode ajudar com má circulação e possíveis bloqueios.
Outra condição que a eletroacupuntura demonstrou reduzir é o estresse crônico. Estudos mostram que esse tipo de terapia pode ajudá-lo a reduzir o estresse crônico de longo prazo por meio de estimulação.
Por muitos séculos, a acupuntura tem sido usada como tratamento terapêutico para a dor, incluindo distúrbios de dor crônica. A eletroacupuntura é uma forma mais moderna de acupuntura e tornou-se um substituto da acupuntura tradicional.
Você pode gostar deste tratamento se estiver pronto para experimentar um novo nível de acupuntura. Como a eletricidade e as agulhas estão envolvidas, você deve entender as possíveis desvantagens da eletroacupuntura.
Contras da Eletroacupuntura
Existem alguns riscos de eletroacupuntura. Com o componente de eletricidade usado neste tipo de acupuntura, certos indivíduos não são recomendados para tentar esta terapia. Pessoas com histórico de qualquer uma das seguintes condições devem evitar a eletroacupuntura:
Em casos raros, você pode experimentar efeitos adversos da eletroacupuntura. As agulhas eletricamente carregadas têm o risco de causar infecções ou danos a órgãos, tecidos e nervos. Outros riscos incluem pressão arterial baixa, chamada hipotensão, desmaios e vômitos durante ou após o tratamento. O risco de efeitos negativos é baixo. Mas você pode sentir hematomas, dor no local da agulha ou sangramento onde as agulhas são inseridas.
A eletroacupuntura é uma boa alternativa à acupuntura tradicional. Com os benefícios do controle da dor e o potencial de aliviar os espasmos musculares, este tratamento terapêutico destina-se a ajudá-lo a se sentir relaxado e sem dor.
Antes de tentar eletroacupuntura, converse com seu médico. Eles podem ajudá-lo a determinar se este é o tratamento terapêutico certo para você. Se você estiver procurando por tratamento, certifique-se de que a pessoa que realiza sua acupuntura seja certificada e especializada em eletroacupuntura.
Confira: Portal de notícias em Goiás – fique por dentro de tudo!