Como uma hérnia pode causar dor nas costas

Percebeu alguma dor e talvez uma protuberância estranha, talvez no abdômen ou na virilha, que não estava lá antes? Você pode ter uma hérnia.

Quando parte de um órgão começa a aparecer por uma fenda ou fraqueza nas camadas de músculos ou outros tecidos que o cercam e protegem, você desenvolveu uma hérnia . 

Eles podem ocorrer em vários locais diferentes do corpo e, dependendo da gravidade, podem causar dor e desconforto.

Mas a dor nem sempre está contida apenas na área da hérnia. Às vezes, você também pode sentir alguma dor nas costas. 

Saiba mais sobre o que causa essa dor nas costas e o que você pode fazer a respeito.

Hérnia e dor nas costas: qual é a conexão?

Existem vários tipos diferentes de hérnias , incluindo:

  • hérnia inguinal
  • hérnia epigástrica
  • hérnia femoral
  • hérnia hiatal
  • hérnia umbilical
  • hérnia incisional

O tipo mais comum de hérnia abdominal é a hérnia inguinal, que geralmente ocorre quando parte do intestino delgado começa a empurrar uma seção fraca da parede abdominal perto da virilha.

Essas hérnias podem estar presentes no nascimento ou se desenvolver ao longo do tempo. Eles são mais comuns em homens do que em mulheres. 

O tecido ou o intestino também podem penetrar em uma área enfraquecida no escroto.

A maioria das pessoas sente dor ou pressão na área imediata, mas também podem sentir dor no meio ou na região lombar. No entanto, nem sempre é fácil determinar se a hérnia é a causa da dor nas costas.

Se você apenas tem dor lombar sem quaisquer outros sintomas, outra condição pode ser a responsável. Mas se você tiver uma protuberância na parte inferior do abdômen ou na virilha, junto com alguma dor, pode ser uma hérnia, e a hérnia pode estar causando essa dor adicional.

O que é uma hérnia espinhal e como ela difere das hérnias abdominais?

Uma hérnia espinhal também é chamada de hérnia de disco, hernia de disco, disco prolapsado e disco rompido.

Essa condição se desenvolve quando a substância gelatinosa dentro dos discos que se amortecem entre cada um dos ossos das vértebras começa a se espremer para fora através de uma área enfraquecida da faixa externa do disco.

Como o canal espinhal é estreito, a hérnia de disco frequentemente exerce pressão sobre um nervo espinhal, o que causa dor nas costas. Às vezes, as pessoas sentirão alguma dormência ou formigamento.

Uma hérnia de disco é semelhante em princípio a uma hérnia abdominal: algo dentro de você está tentando sair e o resultado é dor. 

Mas a localização é diferente, assim como a substância que está tentando migrar além de seus limites habituais.

Na hérnia abdominal, uma estrutura dentro da cavidade abdominal empurra uma área enfraquecida do músculo ou outro tecido da parede abdominal para criar uma protuberância ou protuberância.

Mas com uma hérnia de disco, essa substância gelatinosa no meio do disco é espremida por uma fraqueza ou ruptura na borda externa dura do disco.

A hérnia pode ocorrer em qualquer disco em qualquer parte de sua coluna. O local mais comum para uma hérnia de disco é a parte inferior das costas.

Se não pressionar um nervo, você poderá sentir apenas uma leve dor nas costas.

Mas às vezes o disco se rompe e pressiona uma ou mais raízes nervosas lombares que se juntam para formar o nervo ciático , que é um nervo muito longo que passa pelos quadris e nádegas e desce pelas pernas.

Em seguida, você pode precisar se preparar para alguma dor e desconforto graves que se irradiam da região lombar até as nádegas, pernas e panturrilhas. Essa dor irradiada é conhecida como radiculopatia.

De acordo com a American Association of Neurological Surgeons (AANS) , você pode desenvolver radiculopatia na parte inferior das costas.

Pode ser uma hérnia do triângulo lombar?

Uma condição muito rara chamada hérnia do triângulo lombar se desenvolve quando o tecido cria uma lesão no flanco e também pode causar dor nas costas.

Um estudo muito pequeno observou que a dor lombar pode ser um sintoma de apresentação de uma hérnia do triângulo lombar, mas pode ser um diagnóstico muito difícil de fazer. Outra pesquisa observa que existem menos de 300 casos detalhados na literatura científica.

Você pode dizer se sua dor nas costas é causada por uma hérnia?

Nem sempre é possível saber se uma hérnia está causando dor nas costas, e é por isso que os profissionais de saúde geralmente recomendam que as pessoas façam um check-out.

Sintomas de uma hérnia espinhal

A posição do disco afetado, bem como o tamanho da hérnia, afetarão os sintomas que você sentir. A dor nem sempre fica localizada no local da hérnia de disco.

A dor às vezes se estende além do pescoço ou da parte inferior das costas também. Ele pode irradiar pelos braços ou pernas, geralmente nas áreas para as quais o nervo passa.

A dor pode piorar depois que você se levanta, se senta ou se move de uma maneira específica. 

Se você desenvolver radiculopatia, a dor resultante pode ser leve, mas também pode ser intensa, com algumas pessoas descrevendo a dor como aguda ou elétrica.

Quando ver um médico

Pode chegar um momento em que você precise consultar um médico para sua hérnia. Geralmente é quando você chega ao ponto em que não consegue mais tolerar a dor, ou ela está impedindo você de realizar suas atividades normais da vida diária.

Dependendo do tipo de hérnia, o médico pode sugerir começar com um tratamento não cirúrgico. 

Por exemplo, você pode controlar a dor de uma hérnia de disco com um antiinflamatório não esteroidal . Mas é possível que no futuro você precise de cirurgia.

Emergência Médica

Se você desenvolver algum desses sintomas, não espere para marcar uma consulta. Vá para uma sala de emergência se você tiver:

  • dor intensa ou que piora
  • dificuldade para evacuar
  • incontinência ou retenção urinária
  • inchaço abdominal
  • batimento cardíaco acelerado
  • febre
  • nausea e vomito

As mulheres são mais propensas a ter complicações de emergência como resultado de uma hérnia inguinal e muitas vezes precisam de cirurgia para reparar esse tipo de hérnia. Então, esse é outro incentivo para procurar atendimento imediatamente.

Tratar a causa subjacente

Em alguns casos, você pode se dar bem com medicamentos para aliviar a dor e com o passar do tempo.

Em outros casos, o médico pode sugerir um reparo cirúrgico para corrigir o problema e, com sorte, livrá-lo da dor no futuro.

Se você tiver uma hérnia abdominal, pode realmente precisar de um reparo cirúrgico.

Se você tem uma hérnia de disco, seu médico pode começar com uma abordagem conservadora primeiro, recomendando medicamentos para o alívio da dor, junto com a fisioterapia .

A abordagem não cirúrgica funciona para melhorar a dor e outros sintomas para a grande maioria das pessoas com hérnia de disco – cerca de 9 em cada 10 vezes, mas alguns pacientes precisam fazer uma cirurgia na coluna por vídeo

Remover

Se você suspeitar que desenvolveu uma hérnia, seja devido a uma protuberância em um novo local ou algumas dores nas costas que simplesmente não passam, consulte um profissional de saúde.

Dependendo da causa e da localização da hérnia, pode ser necessário discutir o tratamento.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *