Tipos de alongamentos antes e depois da atividade física

Querendo ou não, o alongamento antes e depois da atividade física é algo essencial para você que fazer um exercício de forma segura.

Nesse sentido, além de melhorar a flexibilidade e evitar lesões, o alongamento é quem vai tornar aquela atividade física algo prazeroso e relaxante.

Logo, é algo que precisa ser feito antes e depois de qualquer atividade física, como a caminhada, ou da prática de esportes no tempo de lazer.

No entanto, você sabe quais são, além dos citados, os outros principais benefícios do alongamento? Quais são os tipos de alongamentos?

Portanto, nesse artigo, citaremos tudo a respeito do porque é importante o alongamento antes e depois da atividade física.

Benefícios da atividade física

O alongamento é com toda certeza uma das coisas mais indicadas pelos especialistas, para a pratica de praticamente todas as atividades que movimentam o corpo.

Assim, tudo isso porque, o alongamento melhora a flexibilidade do corpo possibilitando movimentos mais amplos.

Ou seja, esses movimentos mais amplos, e feitos corretamente, conseguem reduzir bastante o risco de lesões no seu corpo.

Além disso, quando você se alonga com frequência, sua circulação de sangue é melhorada, como também, é ampliada a mobilidade das articulações, ocorrendo o fortalecimento dos ligamentos e tendões.

Sem contar que praticar o alongamento, também vai auxiliar no equilíbrio corporal, que é muito importante para o envelhecimento saudável.

O próprio educador físico Paulo Henrique Guerra, professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), afirma que devido a esses benefícios, é muito importante que esse alongamento seja antes e depois da atividade física.

Até porque, como já citamos, esse tipo de coisa vai ajudar a deixar a atividade algo prazerosos, o que tornará ainda mais agradável.

Atividade física para o equilíbrio dos músculos

O alongamento antes da atividade física, funciona como uma categoria mais importantes.

Assim, uma vez que usada em conjunto, ela ajudará a atividade para manter e restaurar o equilíbrio normal dos músculos, tendões e ligamentos.

Ou seja, o alongamento será um dos principais responsáveis por ajudar a manter o equilíbrio dos músculos.

Tipos de alongamentos

Atualmente, existem vários tipos de alongamento e, no geral, todos são benéficos para a melhoria da flexibilidade.

No entanto, você sabe quais os principais tipos?

Logo, nos dias de hoje existem dois tipos de alongamentos principais, que são os do tipo estático e dinâmico.

Começando pelo estático, são exercícios feitos com o corpo em repouso, onde você permanece em uma posição por determinado tempo (15 segundos, por exemplo) alongando seus músculos e tendões.

Por conseguinte, no caso do dinâmico, onde você faz pequenos impulsos, realizando muitas vezes pequenos movimentos leves e repetidos.

Assim, o que será mais eficaz para você, vai variar de acordo com o tipo de atividade física que vai ser realizada, e o tempo que vai durar.

O ideal é consultar um especialista, para ver qual a melhor opção para você atualmente.

Mas, de toda forma, ambos são bons, e irão ajudar a evitar lesões e ampliar o movimento e a flexibilidade do seu corpo.

Dicas para realizar um bom alongamento antes e depois

Para conseguir os melhores resultados nas suas atividades físicas, confira algumas dicas importantes para o alongamento antes e depois

  • Mantenha o corpo relaxado durante o alongamento
  • Sempre que possível se alongue aonde estiver seja no local de trabalho, em casa e dentre outros
  • Respeite seus limites para evitar dores ou até possíveis lesões em alongamentos excessivos
  • Controle a sua respiração, procurando sempre inspirar pelo nariz, e expirar, soltando o ar pela boca
  • Se possível, procure realizar o alongamento com uma música no fundo, uma vez que isso tornará a ação mais prazerosa.

Desse modo, você consegue garantir que aquele alongamento realmente foi feito da melhor forma possível.

Considerações finais

Depois de tudo que foi dito, você pôde ver o quanto é importante o alongamento antes e depois, e como ele pode realmente potencializar seus resultados.

Então, procure um especialista, e siga uma rotina de alongamento, para aproveitar os benefícios.

Nos vemos em breve.

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