Emagreça fazendo meditação: veja os benefícios dessa atividade

Com certeza você já ouviu falar de meditação, mas pode imaginar que essa é só uma atividade de concentração e relaxamento.

Na verdade, os benefícios dessa prática vão muito além disso.

A rotina pesada nos torna pessoas mais agitadas e ansiosas, assim, essa meditação ajuda no controle da ansiedade e até mesmo na perda de peso.

Dessa forma, você pode ter de forma comprada, que a meditação é a melhor opção para quem deseja mais qualidade de vida.

Segundo alguns profissionais, quem realiza meditação tem mais autoconhecimento, amor e cuidado com seu próprio corpo.

O reflexo dessa prática é a busca por hábitos mais saudáveis, mais felicidade com a vida, estado bem mais calmo e compreensivo.

Portanto, a meditação já é uma realidade nas terapias comportamentais e ocupacionais, consultórios médicos e psicológicos.

Cada dia mais pessoas procuram espaços de meditação, mas essa atividade ainda é mais aceita quando o convite vem de pessoas de confiança, como amigos ou profissionais de saúde.

Você pode não saber, mas a meditação faz parte do grupo de 29 Práticas Integrativas Complementares oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde(SUS) brasileiro.

Benefícios da meditação

Como você pode ver nos tópicos anteriores, essa atividade com toda certeza pode ser bastante benéfica e trazer grandes resultados.

Desse modo, para você ter uma ideia melhor, confira alguns dos principais benefícios da meditação hoje em dia:

  • Melhora no humor: Ter um momento destinado apenas para o relaxamento muda completamente nossa rotina e influência no humor. Mesmo em um dia difícil e cansativo é possível manter alegria ao seguir o ritual da meditação.
  • Mais calma: Um dos principais benefícios da meditação é justamente a calma e tranquilidade que esse momento traz para a rotina. Toda a correria do dia a dia se torna menor.
  • Controle mental: A meditação ajuda no autoconhecimento, assim fica mais fácil saber qual a melhor maneira para reagir aos diversos acontecimentos do dia e a controlar melhor suas emoções.
  • Previne a obesidade: A meditação influencia na capacidade de controlar a compulsão alimentar e reduzir a ansiedade. A ansiedade é um dos principais motivos para o consumo excessivo de alimentos.

Programa de meditação SUS

Na capital do país, Brasília, a meditação é parte da rotina de postos de saúde de diversas regiões e o serviço é aberto a toda a população.

Para aumentar o alcance do programa de meditação, a secretaria de saúde vem realizando um levantamento para encontrar servidores com disponibilidade para receber capacitação.

Essa capacitação é uma forma de preparar alguns profissionais em cada posto de saúde para que possam conduzir a meditação todos os dias.

Há uma grande variedade de métodos de meditação, incluindo meditação religiosa e meditação laica.

No SUS a única opção oferecida é a meditação laica, assim a prática não conflitua com nenhum tipo de tradições religiosas.

Meditação significa ter familiaridade com algo, ou seja, se tornar confortável com algo, que nesse caso é o contato com a sua própria mente.

É uma forma de se conhecer e controlar seus sentimentos e reações.

Ou seja, só quem prática a meditação sabe bem como esses momentos são benéficos para o corpo e a mente.

No entanto, o problema é que para receber os benefícios a meditação, ela precisa ser praticada com certa frequência.

Assim, é justamente isso que acaba sendo um grande problema.

Até porque, a falta de tempo e correria da rotina, são principais motivos para a dificuldade em incluir a meditação na rotina.

O que são práticas integrativas?

As práticas integrativas são tratamentos complementares que têm eficácia comprovada e que ajudam a controlar problemas como a depressão, ansiedade, hipertensão e sedentarismo.

Sendo assim, elas são incluídas nos tratamentos convencionais e não substituem o uso de medicamentos.

Os resultados já identificados com essas práticas são surpreendentes, elas potencializam os métodos tradicionais e melhoram a qualidade de vida.

Considerações finais

Viu como um simples ato de meditar e relaxar o corpo, pode mudar de fato toda a sua vida?

Então, se você considerava a meditação algo simples, ou não funcional, saiba que hoje é possível conseguir uma melhora muito grande na qualidade de vida.

Lembre-se sempre de fazer alongamentos antes de qualquer atividade física.

Nos vemos em breve.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *